Data: Quarta-feira, 03/04/2013 00:00

PIBID/LETRAS EM AÇÃO NO COLEGIO ARTHUR MACIEL

Fonte: EQUIPE PIBID/LETRAS

ALUNOS DO PIBID/LETRAS EM AÇÃO NO COLÉGIO Dr. ARTUR ANTUNES MACIEL

O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), fomentado pela Capes, objetiva a introdução de graduandos em licenciaturas a desenvolverem competências e habilidades práticas de ensino em escolas públicas.

O subprojeto do PIBID/Letras da AJES, junto à ESCOLA Dr. ARTUR ANTUNES MACIEL, situada no município de Juína-MT, é embasado na defasagem de ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Médio Regular, e trabalha principalmente com dificuldade de leitura, interpretação e produção textual, por meio de reforço, oficinas e mini-cursos.

Este trabalho é organizado pela professora Coordenadora de área, Ma. Leidiani da Silva Reis, pela professora supervisora Esp. Luciana Carvalho, bem como, pelas acadêmicas do curso de Letras do Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena. O projeto, neste semestre, teve inicio no dia 16/01/2013 e está em pleno desenvolvimento com efetiva participação dos alunos. Dentro das atividades realizadas e diante das produções apresentadas, foram encontradas formas variadas para sanar estes problemas no contexto trabalhado.

Em 2013 o PIBID/Letras está proporcionando aos alunos do Ensino Médio Regular do referido colégio, além do reforço em contraturno, o Curso Pré-Vestibular, que busca estabelecer uma relação entre ensino, pesquisa e extensão. O desafio desse projeto é estimular atividades de ensino que envolvam diversas áreas e níveis do conhecimento, da Língua Portuguesa. Neste sentido, os bolsistas de iniciação à docência do PIBID/Letras, orientados por seus professores e por meio da pesquisa, desenvolvem materiais de estudo e ministram aulas para interessados  a uma vaga no ensino Superior.

Agora a equipe PIBID/Letras organiza-se para a apresentação e publicação de artigos no XIV Encontro Mato-grossense dos Estudantes de Letras - EMEL, em Pontes e Lacerda, de 01 a 04 de maio deste ano.