Data: Quinta-feira, 05/09/2013 00:00

DOIS PROJETOS DE EXTENSÃO PARA AS LICENCIATURAS

Iniciou-se no dia 16 de agosto de 2013, no Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, dois projetos de Extensão voltados para as Licenciaturas, coordenados pelas professoras Ma. Leidiani da Silva Reis e Esp. Tatiane Ferreira Garcia: ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS POR MEIO DE SUCATAS e ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE INCENTIVO A LEITURA. O primeiro ocorre das 13h às 15h e o segundo das 15h às 17h, ambos na sexta-feira.

Os projetos serão distribuídos em duas etapas: teoria e prática. Nessa última, os grupos, depois de preparados, irão aos Centros de Educação Infantil e Escolas (municipais e estaduais), conforme o curso de graduação da equipe, com diversas atividades a serem desenvolvidas: teatro (de fantoches; de bonecos; de máscaras; de rua; de sombra, etc), dança, música, entre outras. Nesse contexto, serão utilizados materiais reciclados como recurso pedagógico, para que além de trabalharem as questões de conteúdo da peça, possam abordar também os aspectos ambientais e sociais com as crianças.

Observou-se uma aceitação bastante positiva dos acadêmicos das licenciaturas, uma vez que houve a realização de 60 inscrições, iniciais, em cada projeto, com a participação do curso de Pedagogia, Letras e Matemática. Visando os pilares (ensino, pesquisa e extensão) de uma instituição de sucesso, ao final dos projetos serão elaborados artigos em que a teoria e a prática estarão entrelaçadas, para publicações em eventos e revistas.