Faculdade do Vale do Juruena - AJES

NOTÍCIA

Data: Sexta-feira, 24/10/2014 00:00

Edital do IV salão de iniciação científica da AJES

Fonte: Márcia Lino

EDITAL 001/2014 – IV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA AJES

 

 PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS

 

 O IV Salão de Iniciação Científica é uma realização de todos os cursos da Associação Juinense de Ensino Superior do Vale do Juruena-AJES/MT.

  

Inscrições e entrega dos Trabalhos Científicos
Resultado das avaliações dos Trabalhos (publicado nos murais dos cursos) 10 de novembro de 2014
Realização do evento 17 de novembro de 2014

  

 1 OBJETIVO:

 O IV Salão de Iniciação Cientifica da AJES-MT tem por objetivo proporcionar o aprofundamento temático por todos os participantes aguçando-lhes o senso crítico-investigativo por meio de discussões e reflexões respectivas, bem como socializar e divulgar os resultados parciais ou finais das ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Viabilizados pelo intercâmbio interdisciplinar entre os diferentes Cursos.

2 -  PÚBLICO ALVO

2.1 - Docentes, discentes, técnicos e comunidade em geral – dos Cursos listados infra. Bem como, demais carreiras dos seguintes Cursos:

2.1.1 - Direito;

2.1.2 - Administração de Empresas;

2.1.3 - Contabilidade;

2.1.4 - Geografia;

2.1.5 - Psicologia;

2.1.6 - Letras;

2.1.7 - Pedagogia;

2.1.8 - Enfermagem;

2.1.9 - Matemática;

2.1.10 - Educação Física

 

3 - LOCAL E DATA DO EVENTO

3.1 - O evento irá acontecer no auditório da Faculdade de Ciências Contabeis e Administração do Vale do Juruena– AJES, em Juína-MT, no dia 17 de novembro de 2014.

4 - INSCRIÇÕES

4.1 - O período para inscrições de participação no evento e apresentação de trabalhos científicos será até o dia 05 de novembro de 2014. Realizadas pelos Coordenadores dos respectivos cursos.

4.2 – As inscrições dos acadêmicos participantes da Iniciação Científica da AJES serão efetivadas automaticamente, devendo o acadêmico somente fazer o depósito de seu trabalho até o dia 05 de novembro de 2014 na Coordenação de seu respectivo curso.

5 - CONSIDERAÇÕES GERAIS

5.1 – Serão aceitos para publicação trabalhos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros em forma de artigo científico.

5.2 – O envio de qualquer trabalho científico implica automaticamente na cessão de direitos autorais e declaração de ineditismo deste, em prol do evento. A publicação dos trabalhos nos Anais do Congresso não implicará em remuneração aos autores;

5.3 – Os trabalhos científicos (artigos completos) submetidos ao Congresso serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não vinculando de nenhuma maneira a Comissão organizadora e científica do evento;

5.4 – A inclusão dos trabalhos científicos na programação do evento e a publicação nos Anais ficam condicionadas a:

5.4.1 – Aprovação do trabalho pela Comissão Científica do Congresso;

5.4.2 – Apresentação oral do trabalho por pelo menos um dos autores na data e horário a serem divulgados;

5.4.3 – Regularização da inscrição ao evento;

5.5 – O mesmo autor só poderá submeter, no máximo, 4 (quatro) trabalhos ao evento;

5.6 – Os trabalhos poderão contar com no máximo 3 (três) autores, sendo um dos autores, professor de ensino superior.

6 - ARTIGOS COMPLETOS

6.1 - O Artigo Completo possuirá no mínimo 15 (quinze) e no máximo 30 (trinta) laudas no formato Word (A4, posição vertical; Fonte: Times New Roman; Corpo: 12; Alinhamento: Justificado, sem separação de sílabas; Entre linhas: Espaçamento um e meio; Parágrafo: 1,25 cm; Margem: superior e esquerda - 3 cm; Inferior e direito - 2 cm):

a) Página formato A4.

b) Fonte Times New Roman, 12 (título), 12 (texto), 10 (citações recuadas e notas).

c) Margens: 3 cm (superior e esquerda); 2 cm (inferior e direita).

d) Espaçamento entre linhas: 1,5cm.

e) A primeira linha dos parágrafos deve conter um espaçamento de 1,25 cm.

f) O espaçamento dos títulos em relação ao texto deve ser de 6 pt antes e depois.

g) O título (em caixa alta) e nomes de seções (em caixa alta) e subseções (em caixa baixa) deverão ser escritos em negrito.

h) Notas explicativas e Referências: deverão estar dispostas em rodapé ao final da página. A lista da bibliografia utilizada deve igualmente aparecer no fim do artigo (nas Referências).

6.2 Formatação:

6.2.1 - Título completo do artigo em caixa alta, centralizado e em negrito.

6.2.2 - Abaixo do título, com alinhamento à direita, devem seguir, em sequência: nome completo do(s) autor(es) (por extenso); em itálico. Em nota de rodapé, deve ser informada a qualificação do(s) autor(res) com vínculo institucional, etc., e, e-mail para contato

6.2.3 - Resumo em português com mínimo de 100 (cem) e máximo de 250 (duzentas e cinquenta) palavras, contendo: contextualização do tema e do objeto de estudo, síntese dos procedimentos metodológicos, resultados e considerações finais/conclusões (ABNT - NBR 6028); redigido em parágrafo único, espaço simples, alinhamento justificado, fonte times 10.

6.2.4 - Palavras-chave em número mínimo de 03 (três) e máximo de 05 (cinco): termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho.

6.2.5 - Resumo em uma língua estrangeira (espanhol, inglês, francês, italiano e alemão): Elemento obrigatório, com as mesmas características do resumo na língua estrangeira optada. Em inglês, por exemplo, seria o Abstract, que deverá seguir com as palavras-chave, no caso do exemplo (em inglês), key-words.

6.2.6 - Sumário: será com parágrafo justificado, fonte times 10, em português. Exemplo: SUMÁRIO: 1 Introdução; 2 (...); 3 (...); 4 Conclusão; Referências;

6.2.7 - Devendo obedecer a seguinte formatação sequencial: Título; Autor; Resumo; Palavras-chave; Resumo em língua estrangeira (em Inglês, por exemplo: Abstract); Palavras-Chave em língua estrangeira (em Inglês, por exemplo: Key-words); Sumário; Introdução; Desenvolvimento; Conclusão e Referências.

7 - AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

7.1 - Os critérios para seleção dos trabalhos científicos (Artigos completos), a serem analisados pela Comissão Científica, serão: 1) estrutura; 2) clareza no desenvolvimento do tema; e, 3) profundidade do tema proposto, com nível compatível à publicação. O processo dar-se-á em termos anônimos de avaliação, agindo a Comissão Científica por parecer. O Conselheiro parecerista responderá os seguintes itens: 1) Relevância do tema: analisar a importância do tema tratado, sua atualidade e possível impacto perante a comunidade acadêmica; 2) Profundidade da abordagem: analisar o modo como o autor tratou do tema proposto, em termos de argumentação e raciocínio jurídico; 3) Qualidade do texto: analisar a redação empregada pelo autor, em termos de clareza, coerência e coesão; 4) Qualidade da pesquisa: analisar o método empregado, examinando se as fontes/referências foram satisfatórias e/ou suficientes;

7.2 - Os trabalhos sujeitar-se-ão ao sistema double blind peer review, em que cada texto é avaliado e aprovado por no mínimo dois componentes do Comitê Científico do Congresso, para só então ser publicado, além de sua comunicação oral realizada(s) pelo(s) autor(es) do mesmo.

9.3 - O resultado das avaliações será divulgadosnos murais de cada Curso até o dia 10 de novembro de 2014.

8 - CASOS OMISSOS

Os casos omissos, dúbios, quanto à formatação – resolver-se-ão pelas normas da ABNT e, nos demais casos, pelas deliberações da Comissão Científica e/ou pela Comissão Organizadora do evento.

9 - COMISSÃO CIENTÍFICA

Professora Esp. Josimara Deolina Ferreira

Professora Esp. Lucinda Aparecida Américo Honório

Professora Ma. Ana Leticia de Oliveira

Professora Doutora Leda Maria de Souza Villaça

Professor Doutor Marco Taneda

Professora Ma. Alcione Adame

Professor Doutor Cláudio Silveira Maia

Professor Me. Carlos Dutra

10 -  COMISSÃO ORGANIZADORA

Professora Ma. Terezinha Márcia de Carvalho Lino

Professora Esp. Josimara Deolina Ferreira

Professora Esp. Lucinda Aparecida Américo Honório

Professora Ma. Ana Leticia de Oliveira

Professora Doutora Leda Maria de Souza Villaça

Professor Doutor Marco Taneda

Professora Ma. Alcione Adame

Professor Doutor Cláudio Silveira Maia

Professor Me. Carlos Dutra

 

Juína/MT, 22 de outubro de 2014.

 

Terezinha Márcia de Carvalho Lino

Diretora de Ensino