Data: Quinta-feira, 07/04/2016 00:00

MEC autoriza AJES a ministrar o Curso de Ciências Biológicas em Juína

A Faculdade Ajes traz mais uma novidade para a população do noroeste de Mato Grosso. Acaba de ser aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) o Curso de Ciências Biológicas na unidade de Juína.

A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (06) pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior através da portaria nº 106 de 05 de Março de 2016.

O CURSO

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da AJES terá por objetivo formar professores biólogos que vão atuarem no ensino fundamental e no ensino médio, com uma sólida formação científico-tecnológica, pedagógica, profissional e humana, no âmbito das Ciências Biológicas, atendendo às demandas educacionais apresentadas pelos sistemas de ensino do Mato Grosso.

Nesse sentido, o Licenciado em Ciências Biológicas deverá apresentar ter uma visão generalista da educação para atuação no processo de ensino e de aprendizagem de Ciências e de Biologia, ser perceptivo na prática docente de Ciências e de Biologia como um processo dinâmico, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;

Deve entender a contribuição que a aprendizagem da Biologia pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania, e das ciências da natureza e da saúde como construções humanas, geradas dentro de um contexto cultural, social e econômico.

As questões relativas à preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população deve ser o compromisso deste profissional, que usará a visão crítica dos problemas educacionais brasileiros, para construir coletivamente soluções compatíveis com os contextos em que atua, além de compreender as diferentes etapas da aprendizagem e do desenvolvimento humano, bem como do desenvolvimento da atuação docente evidenciando autonomia nas ações e decisões e autoria nas propostas de trabalho.

Deve ter apropriação de saberes pedagógicos necessários para a ação docente, tais como concepções epistemológicas que fundamentam a didática, o planejamento e a avaliação, bem como desenvolvimento da autonomia intelectual e autoria.

O campo de atuação para o egresso compreende instituições de ensino público e privado, institutos de pesquisas e empresas. O professor biólogo pode exercer atividades como: formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada, relacionadas à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos; orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do poder público, no âmbito de sua especialidade. Realizar perícias, emitir e assinar laudos e pareceres técnicos.

Para tanto, a IES disponibiliza a docentes e alunos uma estrutura adequada para o melhor aproveitamento do ensino aprendizado. O aluno tem a oportunidade de participar de programas de iniciação científica enquanto trabalha na iniciação à docência. Ainda na pesquisa, tem-se buscado a implementação dos laboratórios para a experimentação, outra via de relevância para a aproximação entre a teoria e a prática.

Confira abaixo a íntegra da publicação: