Data: Quinta-feira, 07/04/2016 00:00

Faculdade Ajes deve lançar nova modalidade de ensino ainda este ano

A Faculdade AJES se prepara para lançar cursos na modalidade a distância, atendendo assim um novo mercado de público. Os cursos à distância (EaD) já são realidade por todo o país e na região noroeste e norte do Estado, a AJES, que já é a pioneira no ensino superior presencial, pretende sair na frente novamente, com os cursos EaD.

Nessa nova modalidade o aluno tem o acesso à educação mais flexível, com a opção de gerenciar com autonomia o seu horário e o seu local de estudo, conforme suas necessidades. Isso permite que muitas pessoas, por questões de distância geográfica, horários de trabalho ou por outras razões não puderam ou não podem cursar o ensino presencial, possam realizar o sonho de um ensino superior de qualidade.

Além disso, nos cursos EaD, os materiais didáticos impressos são inclusos na mensalidade, o aluno tem autonomia de gerenciar o seu tempo de estudo, além de poder acessar o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) a qualquer tempo e lugar e manter maior interatividade entre alunos, professores e tutores.

Mas, a entrada nesse segmento de mercado, com ensino de qualidade, exige da instituição uma reestruturação física e pedagógica, por isso mesmo, a AJES dedicará nos próximos semestres a se preparar para ofertar à população de Juína e região, além de seus tradicionais cursos presenciais, os cursos na modalidade EaD.

Enquanto isso, a modalidade EaD já é uma realidade na AJES, na oferta de atividades de aprendizagem, cursos de nivelamento e cursos de extensão.

Até o segundo semestre, a previsão é que cursos de extensão (curso livres), como calculadora HP12C, administração de pequenas empresas entre outros, já estejam à disposição da comunidade acadêmica e população em geral.

De acordo com o professor Mestre Fábio Bernardo da Silva, professor que compõe a equipe de implantação do EaD na AJES, a ideia é poder oferecer na modalidade a distância os mesmos cursos de graduação e pós-graduação que o presencial já oferece e também oferecer outros cursos.

"Serão utilizados os professores da própria instituição, que já iniciaram o processo de qualificação do seu corpo docente, por meio de programas de qualificação interna (formação continuada)", disse.

A primeira etapa do projeto foi à implantação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), para os alunos da educação presencial. Em seguida, foi feito o nivelamento dos alunos do primeiro termo, utilizando o AVA, e já no segundo semestre do ano serão ofertados os cursos livres (extensão) na modalidade EAD.