Data: Segunda-feira, 11/04/2016 00:00

Campanha Zika Zero desenvolvida pela AJES é finalizada com saldo positivo em Juína; FOTOS!

Foi concluída com enorme êxito a “Campanha Zika Zero”, desenvolvida por acadêmicos, professores e diretores da Faculdade AJES. Atendendo ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), que conclamou todas as unidades de ensino do país a desenvolverem ações de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypt, foi criado o projeto “AJES na Campanha Educativa contra o Mosquito”.

A campanha foi deflagrada no dia 19 de fevereiro, na quadra da instituição, reunindo todos os acadêmicos. E uma forma de envolver todos foi utilizar as mesmas equipes que participaram da SUPERGINCANA 2015, projeto que teve como objetivo principal fornecer aos acadêmicos e professores da AJES a interação sociocultural, bem como o estímulo científico, esportivo, recreativo e humano.

Segundo a Diretora de Expansão Institucional da AJES, professora Márcia Lino, a experiência foi tão positiva, que se decidiu manter as equipes e requisitá-las sempre que houvesse uma ação que necessitasse mobilizar todos os acadêmicos, sendo esta campanha uma delas.

Nessa primeira prova de 2016 da SUPERGINCANA AJES, os alunos deveriam desenvolver ações que permitissem atingir os objetivos da Campanha contra o Mosquito, fazendo assim parte do Dia Nacional de Mobilização da Educação para o Combate ao Aedes Aegypti e Contra a Zika.

Definidas as equipes e ações, a cidade de Juína foi mapeada por bairros, como sendo as áreas de atuação das equipes, que visitaram um grande número de domicílios, escolas, comércio e outros, ministrando palestras, distribuindo panfletos informativos e registrando focos de mosquito.

A campanha terminou no dia 31 de março com um resultado muito satisfatório. “Essa foi a oportunidade de colocar os acadêmicos em contato com a realidade da cidade para prevenção contra o Aedes Aegypti. Eles, por meio do conhecimento adquirido nos treinamentos ministrados na AJES puderam ser multiplicadores dos cuidados e das boas práticas para evitar a proliferação do mosquito, e com isso contribuir para eliminar a possibilidade de doenças, como a Dengue, Zika e Chikungunya”, revelou a Diretora de Expansão.

Cada atividade realizada pelas equipes valia ponto, que ao final, sagrou a equipe Amarela como a vencedora da campanha com 554 pontos, seguida pela equipe Azul com 453, Branca com 184, Laranja 289 e Verde 107.

Confira abaixo o resultado completo da “Campanha Zika Zero”: