Data: Sábado, 16/04/2016 00:00

Alunos do curso de Psicologia passam a contar com bateria de testes WISC-IV

Alunos do VII e IX termos do curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade AJES realizaram na tarde desta quinta-feira (14) o primeiro encontro do curso de Psicometria na Avaliação Infantil: atualização da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças. Trata-se do WISC-IV, uma bateria de testes que foi adquirida agora pela CEAP - Clínica Escola para Atendimento Psicológico da AJES, para serem utilizados nos atendimentos prestados à comunidade externa, pelos alunos que estão em fase de estágio.

De acordo com a professora Dra. Nádie Christina Ferreira Machado Spence, Coordenadora do curso de Psicologia, agora será possível fazer a avaliação de crianças encaminhadas à CEAP, com dificuldades de aprendizagem, problemas que envolvam atenção, memória, aspectos cognitivos, linguagem e uma série de aspectos relacionados que podem comprometer à aprendizagem escolar.

"Nós temos duas turmas participando do curso, são alunos que estão fazendo estágio em Psicologia e Políticas Públicas e Psicologia e Processos Clínicos e estão na fase de aprender a utilizar o teste. Eles já tiveram a disciplina teórica e agora estão aprendendo a manusear o teste, como corrigir as provas, por exemplo. Para a partir do mês que vem passarem a utilizar esse recurso no atendimento à comunidade", disse.

Nádie explicou ainda que na formação do psicólogo é essencial saber lidar com testes psicológicos, por isso a importância de ter esses recursos na CEAP, pois os   alunos terão a oportunidade de exercitarem os conhecimentos e se atualizarem sobre os testes psicológicos, procedimentos que só os psicólogos podem fazer, "então para nós é essencial eles saberem usar. Quanto maior o número de testes que os alunos puderem experimentar, aplicar e utilizar melhor. O WISC-IV é um teste que tem uma certa complexidade, mas ele dá um resultado muito bom, especialmente na avaliação de dificuldades de aprendizagem, que é a nossa principal demanda na Clínica Escola de Atendimento Psicológico da AJES".