Data: Segunda-feira, 18/04/2016 00:00

Alunos de Geografia da AJES participaram de aulas de campo sobre erosão, hidroponia, policultivo e suinocultura; FOTOS E VÍDEO!

Aula de campo foi à escolha feita pelo Professor Me. Wagner Smerman para promover aulas práticas aos alunos do curso de Geografia da Faculdade AJES, como parte da disciplina “Práticas no Ensino de Geografia”. Com o objetivo de treinar os acadêmicos para serem futuros professores, o professor promoveu, na semana passada, três aulas práticas de campo, e para que os acadêmicos da AJES vivenciassem uma situação real de educador, os alunos da Escola Municipal Paulo Freire foram convidados para participarem da atividade pedagógica.

Os próprios acadêmicos tomaram frente do projeto e a primeira aula, com o tema Erosão, foi realizada na terça-feira (12) em um bosque próximo ao Ginásio Municipal de Esportes. Os alunos puderam ver na prática a erosão provocada em uma área, onde houve o desgaste da camada superior do solo pela ação de diversos agentes, com destaque para os ventos, mas principalmente pela água.

O professor explicou que “um solo com vegetação natural é protegido. Quando a água das chuvas cai das nuvens, perde sua velocidade nas camadas superiores da floresta, e vai descendo de maneira lenta e gradual até chegar ao solo, sem prejudicá-lo. Quando a floresta é removida pelo homem, a água chega rapidamente desprendendo as moléculas e provocando os processos erosivos”.

A aula de campo atendeu aos objetivos de aprendizagem dos dois grupos de alunos. Os alunos da Escola Municipal Paulo Freire tiveram a oportunidade de compreender a importância do solo para a sobrevivência da espécie humana e a manutenção das características importantes para o solo e a diversidade terrestre. Já os acadêmicos de Geografia tiveram a possibilidade de desenvolver aulas práticas, que se apresentam como importantes ferramentas de desenvolvimento de aprendizagem, afinal dão a eles a oportunidade de adquirir conhecimento através da vivência prática com a situação problema.

De acordo com o professor de Biologia, Wagner Smerman, em sala os alunos desenvolvem a parte teórica, os conceitos e conhecimentos prévios sobre o assunto proposto. Posteriormente, nas aulas práticas, os mesmos convivem, manuseiam e visualizam o que se trabalhou em sala, promovendo com isso uma melhoria no processo de aprendizagem.

“Se todas as aulas fossem assim trabalhadas o processo de aprendizagem seria de um nível altíssimo. Desta forma, para os acadêmicos de Geografia, ela se apresenta como uma importante ferramenta de aprendizagem e de preparo para o futuro da profissão, afinal estas aulas foram organizadas e desenvolvidas pelos próprios acadêmicos do curso de Geografia da AJES nas disciplinas de Práticas Pedagógicas em Geografia e Geografia Agrária, buscando maior familiarização com esta importante prática de aprendizado”, disse Wagner Smerman.

Já a segunda aula de campo foi realizada na quarta-feira (13) em uma hidroponia, localizada no Parque Laranjeira. A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada diretamente da água, onde são disponibilizados todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

“O objetivo dessa aula de campo para os alunos da Escola Municipal Paulo Freire foi compreender o processo produtivo e as vantagens e desvantagens deste importante sistema sobre o sistema convencional, além de compreender que a alimentação saudável é primordial para o desenvolvimento da saúde humana”, destacou Smerman.

Ele explicou ainda que para os acadêmicos de Geografia, o objetivo foi a possibilidade de desenvolvimento de aulas práticas, que se apresentam como importantes ferramentas de desenvolvimento de aprendizagem, afinal levam os alunos a maiores possibilidades de conhecimento através da vivência prática com a situação problema.

A terceira aula de campo foi desenvolvida na quinta-feira (14) em uma chácara localizada próxima ao antigo pesque-e-pague. Os alunos conheceram um pouco mais sobre o Policultivo, cultivo de vários produtos agrícolas ao mesmo tempo numa determinada região. Uma floresta se caracteriza por uma região onde ocorre um intenso desenvolvimento de vegetação diversificada em dada área. Esta diversidade vegetativa proporciona uma intensa ciclagem de nutrientes no solo, e consequentemente a manutenção da qualidade do solo.

Segundo o professor Smerman, ao realizar uma derrubada para a implantação de um sistema de monocultivo, o produtor rural retira a capacidade de realização desta ciclagem, provocando o empobrecimento do solo e o encarecimento do processo produtivo e a saída do homem do campo em busca de melhores condições de vida. A propriedade visitada demonstra na prática, que o policultivo é a melhor saída para a região, pois o cultivo diversificado proporciona maior ciclagem de nutrientes e manutenção de qualidade do solo, disponibilizando para a população produtos de qualidade, sem agrotóxicos e em quantidade necessária para a manutenção do homem no campo.