Data: Quarta-feira, 20/04/2016 00:00

Acadêmicos da AJES incentivam a leitura em família com teatro infantil; FOTOS E VÍDEO!

Acadêmicos de Pedagogia da Faculdade AJES, pertencentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), juntamente com alunos de Letras, encenaram na tarde de segunda-feira (18), para crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Menino Jesus, localizado no bairro Módulo 4, duas peças infantis como forma de incentivo à leitura. A ação veio de encontro com o projeto "Família Contando História", desenvolvido pela direção do CEI, onde são disponibilizadas maletas de leitura para os pais lerem em casa para seus filhos.

Andréia Cristina é mãe de aluno e professora. Ela vê com bons olhos o projeto. "É muito bom, eu também sou professora e vejo a necessidade de começar a leitura em casa, de a família ler para as crianças, estou sempre comprando livrinhos, contando historinhas, lendo para meus filhos, porque eles estão na fase do mundo da imaginação, do acreditar e ver as historinhas como verdade e isso ajuda na formação humana deles".

O teatro foi uma forma de despertar a atenção das crianças para as histórias contadas nos livros infantis. Foram apresentadas as peças "Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom", pelos alunos de Letras, e "A pescaria da Emília", pelos de Pedagogia.

"Esse foi mais um projeto do curso de literatura dos acadêmicos da AJES e nós estamos aqui hoje com o intuito de trazer para as crianças a importância da leitura e pra que elas tomem gosto pela leitura através dos personagens infantis", disse Tânia de Oliveira Silva, acadêmica da AJES.

Outra acadêmica, Mariana de Melo, explicou que foi feita uma adaptação das histórias para a realidade atual. "Aproveitamos para explicar para os alunos a forma correta de escovar os dentes, usar o fio dental e ter uma boa alimentação". Para Graciele Ribeiro Ferreira, acadêmica, a leitura "faz com que a pessoa vá a diversos horizontes, viaja através da leitura, conhece vários lugares e enfim, sente as emoções que os autores querem transmitir".

Contar histórias é uma forma de incentivar a leitura, conforme a coordenadora do CEI, Maria França. "A leitura, como já dizia Paulo Freire, precede a escrita e é de uma importância enorme no dia-a-dia das crianças, faz parte da rotina, mas o projeto 'Família Contando História' tem um diferencial, onde as crianças levam os livros pra casa e são os pais que irão contar história pra elas".

A professora do CEI Menino Jesus e supervisora do PIBID, Tatiane Ferreira Garcia, ressaltou que o projeto tem conquistado bons resultados. "Esse é um projeto que realizamos todos os anos, denominado Maleta da Leitura. As maletas vão para casa para que os pais possam ler com seus filhos, proporcionando momento prazeroso em família, estimulando a criatividade e principalmente a participação e integração dos pais na vida escolar dos seus filhos. Esse projeto veio incentivar a leitura fora da sala de aula, pois é desde criança que se começa a ter o hábito da leitura e através dos livros as crianças conseguem expressar seus sentimentos".

De acordo com Aline Sávio, coordenadora do PIBID PEDAGOGIA, a atividade foi muito importante, pois foi à oportunidade de os alunos colocarem em prática o que aprendem na sala de aula. "Para os acadêmicos é extremamente importante, porque os alunos tiveram a oportunidade de relacionar um pouco do que aprenderam na teoria com a prática. Essas atividades na escola proporcionam aos acadêmicos, que fazem parte do PIBID, o contato, não só com a escola, mas com a comunidade e alunos, esse momento é muito importante, uma vez que a docência não se resume apenas às práticas tradicionais de sala de aula, nós necessitamos de professores que trabalhem o lúdico, que trabalhem de maneira diferenciada e diversificada dentro do ambiente escolar", finalizou.