Data: Segunda-feira, 09/05/2016 00:00

Mais três oficinas do Programa de Extensão FitoFarAJES são desenvolvidas; FOTOS!

Foram realizadas mais três oficinas do Programa de Extensão FitoFarAJES. No dia 05 de maio, nas dependências da AJES os acadêmicos do Curso de Farmácia e demais cursos tiveram oportunidade de participarem de oficinas que contemplaram os seguintes temas: “Cuidados e Orientação no Uso de Alimentos: O caso da Castanha-do-Brasil”, ministrada pelo Professor Mestre Alan Cândido Silva; “Implantação de Jardim Medicinal Agroecológico para aplicações em sua saúde”, ministrada pela Professora Drª Isanete Geraldini Costa Bieski e “Plantas Medicinais e exercícios no controle e prevenção de doenças", ministrada pelo Professor Dr. Francisco José Andriotti Prada.

Todas as oficinas tiveram um grande número de participantes. O evento teve o apoio de alguns parceiros, como é o caso da Fábrica de Castanha de Juína "Rainha da Floresta" que doou 30 amostras de castanha, além de ouriço da castanha e castanha com a casca, possibilitando demostrar na prática os cuidados que devemos ter com a conservação e ingestão do produto para assim garantirmos os seus inúmeros benefícios da Castanha-do-Brasil.

Destaca-se a participação dos alunos do 2º ano do curso Técnico de Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio e do Professor Mestre Kleyton Rezende Ferreira, coordenador do curso no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Juína. O mesmo fez questão de acompanhar de perto essa importante integração. “Isso é motivador ver na prática a integração do ensino, pesquisa e extensão acontecer, precisamos fazer isso mais vezes para que os alunos vejam a importância de suas disciplinas como a química dentre outras, em sua formação. Além disso, proporcionar aos alunos o contato com membros da comunidade e discentes da graduação de diversos cursos da AJES”, ressaltou.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a importância do Jardim Medicinal Agroecológico, com a demonstração de várias plantas medicinais perenes que podem ser plantadas e servem para ornamentar o jardim, também aprenderam vários conceitos da Educação Ambiental utilizando técnicas agroecológicas para melhorar o ambiente e torná-lo mais agradável.

A Prof.ª Isanete Bieski, doutora no assunto, após fazer as explicações teóricas, fez a divisão dos grupos, integrando nos grupos alunos do IFMT, AJES e membros da Comunidade, para que os mesmos desenhassem a maquete dos jardins agroecológicos, conforme foram vistos na aula e assim possibilitar o despertar e a criatividade para a sedimentação do conhecimento.

Dentre os vários desenhos chamou a atenção o de uma folha enorme, que integrou várias plantas nas nervuras de sua estrutura e na base a força de sua sustentação as pedras para demostrar que não importa as adversidades e sim a integração. Outro desenho, igualmente interessante, recebeu até nome - “Jardim da Cura” -, que retratou a verdadeira intenção do Jardim Medicinal, termos no jardim plantas medicinais cultivadas para que sejam utilizadas em benefício da nossa saúde. O grupo captou perfeitamente o conceito do tema, ‘Jardim Medicinal Agroecológico’, pois, utilizou o tronco da bananeira para complementar o cultivo das plantas e que poderá ser pendurado na parede para, além de aproveitamento do espaço, também decorar o ambiente.

De acordo com a Professora Drª Isanete Bieski, coordenadora do FitoFarAJES, mais uma etapa das ações propostas foi concluída: integração entre o ensino, pesquisa e extensão, caminho esse que contribuirá cada vez mais com a melhoria da qualidade de vida de nossa população. Ela informou ainda que, além da participação de professores da educação infantil, acadêmicos de graduação da AJES dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Psicologia e Direito também prestigiaram o evento, bem como pessoas da comunidade, completando o objetivo do programa. E fizemos o jardim medicinal agroecológico no espaço interno da Faculdade AJES, que servirá para aulas futuras, completou.

“Parabéns a todos, em especial aos professores que contribuíram, Alan Cândido e Francisco Prada e também a fábrica de castanha Rainha da Floresta e aos acadêmicos que cada vez mais sentem a importância de participarem de atividades extracurriculares, para assim estarem cada vez mais preparados para novos desafios”, finalizou.