Data: Quinta-feira, 02/06/2016 00:00

Políticas Públicas para a Educação Básica foi tema de mesa redonda promovida pela AJES; VÍDEO!

Alunos de diversos cursos de Licenciatura da Faculdade AJES participaram na noite desta terça-feira (31) da mesa redonda promovida pela Coordenação do Curso de Matemática. O tema escolhido foi “Políticas Públicas – uma reflexão sobre a Educação Básica em Mato Grosso”.

Para fortalecer as discussões, importantes nomes da educação de Juína aceitaram o convite, como o professor Mestre em Direito Luis Fernando Moraes de Mello, estudioso de políticas públicas, professor Carlito Pereira da Rocha, Diretor Regional do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do Mato Grosso (Sintep) e o professor Marcos Morandi, assessor pedagógico da rede estadual de ensino.

A intenção de promover a mesa redonda partiu do Professor Mestre Fábio Bernardo da Silva. Ele explicou que foram as mudanças impostas à educação pelo governo do estado que reacendeu o tema entre os acadêmicos e palestrantes.

"Tem acontecido muitas mudanças no Estado de Mato Grosso e a educação pública vem passando por várias transformações e o objetivo da mesa redonda foi discutir essas transformações. As apresentações foram muito ricas, pois tivemos a opinião de representantes de vários segmentos. Representantes da Seduc,  do Sintep, e o Professor Luis que se colocou como representante de uma escola privada e profundo conhecedor da legislação que rege o ensino público. Os palestrantes mostraram as mudanças à luz da constituição, do que nós temos na legislação, e o que pode implicar a curto, médio e longo prazo na nossa educação básica”, disse.

O professor Marcos Morandi, assessor pedagógico, voltou no tempo para mostrar o histórico das políticas públicas. “Peguei basicamente a década de 1990 e 2000 que vai permear o século passado e o atual e colocarmos alguns apontamentos de políticas públicas, que estão de certa forma, colaborando com o nosso processo educacional”.

Já o professor Carlito Pereira da Rocha, diretor regional do Sintep, explicou que os governos vêm impondo uma agenda de educação bem diferente do que a maioria da educação necessita, que é uma educação de qualidade, voltada para as questões sociais, o envolvimento das pessoas, para a vida e consciência política. “Mostrei a base legal do que tem o estado e de que forma nós como sindicato estamos contribuindo ao longo da história por esse debate da educação pública”.

Para a professora Alcione Adame, diretora de ensino da AJES, é preciso discutir a educação, que vem caminhando a passos largos para uma piora consecutiva. “Nós da academia mais que ninguém temos que buscar a discussão sobre a educação, porque nós formamos professores, são os nossos alunos que alfabetizarão os nossos filhos. Isso deve sim ser discutido e aqui é o melhor lugar para essas discussões”.

Veja as fotos do evento clicando aqui!