Data: Terça-feira, 07/06/2016 00:00

Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Saúde da AJES se consolida na realização de testes

Um grupo formado por alunos do curso de Educação Física, Fisioterapia e Enfermagem da Faculdade AJES vem ganhando destaque e se consolidando na realização de testes voltados à área da saúde e aptidão física. Formado no segundo semestre de 2015, o Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Saúde (GEPIS) tinha o propósito inicial de estudar e elaborar pesquisas científicas com a terceira idade.

O propósito foi atingido e até mesmo estudos com o tema foram apresentados em Cuiabá/MT e Curitiba/PR e discutidos, além de análises físicas e psicológicas com vários idosos de Juína. Os dados gerados a partir das análises foram publicados em vários congressos nacionais.

A “Análise da composição corporal de idosas praticantes de caminhada em um município do Mato Grosso” foi publicada no COGER - 8º Congresso Centro-Oeste de Geriatria e Gerontologia, em outubro de 2015. Já em Curitiba/PR, foram publicadas no 19º Meeting Sport & Fitness a “Análise da composição corporal de idosas praticantes de caminhada em um município do Mato Grosso”, “Avaliação cognitiva e depressiva em idosas ativas, Correlação entre sobrepeso, diminuição da mobilidade funcional e aumento do risco de quedas em mulheres idosas”, “Avaliação de funcionalidade em idosas frequentadoras de grupo de convivência para a terceira idade no município de Juína-MT” e a “Estimativa de peso em idosos ativos de Juína”.

Neste ano, o GEPIS avançou na realização de estudos e incluiu a comunidade em geral, como escolares, atletas e demais pessoas da comunidade, possibilitando pesquisas na área da saúde. Um exemplo é o estudo desenvolvido com atletas de voleibol de Juína que, por meio de testes cineantropométricos, foram identificados fatores como nível de aptidão física, análise da postura corporal, níveis de dor e de lesão, dados já elaborados e aceitos para publicação em um dos maiores eventos de biomecânica do Brasil, que é o Simpósio Nacional de Neuromecânica.

Segundo o professor Lindomar Mineiro, coordenador do curso de Educação Física, o GEPIS se tornou fundamental para a área acadêmica e está se consolidando cada vez mais, propiciando treinamentos para que os acadêmicos possam aplicar diversos testes, o que gera novas perspectivas de estudos. "Os trabalhos estão sendo realizados no decorrer deste semestre e não param por aí, os pesquisadores do grupo, de nível superior, têm a possibilidade de se aperfeiçoarem e contribuírem cada vez mais com a sociedade", disse.

O Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Saúde (GEPIS) é formado pelos acadêmicos: Deyse Gôlo - Fisioterapia - III termo; Khettlen Krindges – Fisioterapia - III termo; Naiara Wappler – Enfermagem - III termo; Douglas Henrique Alves de Souza – Educação Física - VI termo; Jeferson Ap. Fernandes da Silva – Educação Física - V termo e Pâmela Marques da Silva – Educação Física - V termo. Os professores responsáveis são: Ana Ribeiro – Pesquisadora e Lindomar Mineiro – Pesquisador e Coordenador do GEPIS.