Data: Segunda-feira, 20/06/2016 00:00

II Encontro Interdisciplinar da AJES discutiu Segurança Pública e o Direito Militar

Foi realizado na quinta e sexta-feira (17) o II Encontro Interdisciplinar da Faculdade AJES, que, neste ano aconteceu entre os Cursos de Direito e de Educação Física. Acadêmicos, convidados e autoridades lotaram o auditório da instituição para a solenidade de abertura do evento, que contou com apresentação musical, entrada dos pavilhões e o canto do Hino Nacional Brasileiro.

O evento foi realizado na forma de painel com o tema: "A prática Policial Militar em consonância com a Constituição Federal de 1988", analisando a Segurança Pública e o Direito Militar. Dentre as autoridades ilustres, o tenente coronel da Polícia Militar do CR8, Miguel Augusto Alves de Amorim. Ele comentou como a corporação recebe essa homenagem.

“Sentimo-nos honrados com essa participação, que inclusive foi nos oportunizado a possibilidade de fazermos uma palestra sobre o Direito Militar, relacionado à nossa profissão. Entendo como de suma importância até mesmo para a união e apoio da comunidade, no caso específico a comunidade acadêmica”, disse.

Entre os palestrantes, o 2º Tenente Jonnathan Cayo Bambil Antonietti. Ele comentou que o tema “Direito Militar” é assunto ainda escuso para os estudantes de Direito, “eles se formam e não tem o conhecimento sobre o Direito Militar, e no evento eles ficaram sabendo pelo menos um pouco a respeito”, frisou.

O Professor da AJES, Pedro Jorge de Oliveira Rodrigues, também palestrou no evento. Ele é oficial do exército brasileiro e atualmente encontra-se na reserva. “É muito gratificante ter a oportunidade de presenciar um evento como este, mesmo na reserva, e verificar que essa possibilidade está circunscrita na Constituição Federal de 1988 aonde se estabelecem as prerrogativas de solidariedade e repartimento de experiências institucionais”.

Para discutir um tema tão importante como a segurança pública, militares do Corpo de Bombeiros também foram convidados. O Capitão Evandro, Subcomandante da 14ª CIBM falou desse momento de alegria. “Viemos prestigiar o evento e a nossa co-irmã, Polícia Militar, revendo episódios do ano passado e compartilhando dessa homenagem”.

Para o professor de Direito Público da AJES, José Natanael, o evento foi um sucesso. “Nós só temos a agradecer a presença de todos, tivemos excelentes palestras, como a que abordou o código esportivo e também uma professora mestrando da universidade federal de Cuiabá que falou sobre a formação do professor de Educação Física, preparando para a sua inclusão”.

O II Encontro Interdisciplinar deste ano foi realizado entre os cursos de Direito e Educação Física. Segundo o professor e coordenador do curso, Lindomar Mineiro, essa integração e interdisciplinaridade entre os acadêmicos somou com as ações já realizadas.