Data: Terça-feira, 28/06/2016 00:00

Prazo para inscrições no Fies termina nesta quarta-feira (29)

Atenção você que deseja ingressar em um dos cursos superiores da Faculdade AJES. As inscrições para o Financiamento Estudantil (Fies) na seleção do segundo semestre de 2016 terminam hoje, quarta-feira (29). Elas estão abertas desde o dia 24 de junho e os candidatos devem se inscrever pelo site http://fiesselecao.mec.gov.br.

No processo seletivo serão disponibilizadas 45 vagas para Juína e região, sendo 06 para Licenciatura em Pedagogia, 02 para Bacharelado em Psicologia, 04 para Bacharelado em Administração, 04 para Bacharelado em Ciências Contábeis, 04 para Bacharelado em Direito, 06 para Bacharelado em Enfermagem, 03 para Bacharelado em Fisioterapia, 09 para Licenciatura em Educação Física e 07 para Bacharelado em Farmácia.

Antes de fazer a inscrição, o candidato deve consultar as vagas em seção específica do portal. É possível fazer a busca por curso, instituição ou município. O sistema disponibiliza detalhes como grau (bacharelado, por exemplo), turno, conceito do curso, mensalidade para o Fies, número de vagas e nota de corte.

A seleção deste semestre vai inaugurar uma série de mudanças anunciadas no fim de março, pelo então ministro Aloizio Mercadante, com o objetivo de estimular a participação e diminuir a ociosidade no programa. O atual ministro Mendonça Filho vai manter as mudanças.

Renda e seleção

A partir deste semestre, o MEC vai adotar um sistema parecido com o do Prouni na hora da seleção dos estudantes: os inscritos poderão mudar a opção de curso quantas vezes quiserem de acordo com a nota de corte que será divulgada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrições.

Caso o candidato altere ou cancele sua inscrição no Fies, a vaga volta a ser disponibilizada pelo sistema para nova inscrição.

Outra novidade é elevação da renda familiar per capita de 2,5 salários mínimos para 3 salários para a concessão de novos financiamentos.