Data: Segunda-feira, 11/07/2016 00:00

Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Saúde da AJES apresentaram trabalhos durante a IV Jornada Científica do IFMT

Os membros do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Saúde (GEPIS), da Faculdade AJES, participaram na semana passada da IV Jornada Científica "Meio ambiente, desenvolvimento e sociedade", promovida pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Juína.

O GEPIS conta com a participação de oito alunos e três professores. Desde que surgiu, 07 pesquisas já foram publicadas pelos acadêmicos. Na Jornada Científica elas foram apresentadas.

As alunas Naiara Wappler Silva Santos e Ana Freire Macedo Ribeiro, coordenadas pelo professor Lindomar Mineiro apresentaram a “Avaliação Antropométrica em Escolares de um Município de Mato Grosso”.

Deyse Kelly Gôlo de Jesus e Ana Freire Macedo Ribeiro abordaram a “Postura Corporal em Escolares: Uma Revisão da Literatura”. A 3ª pesquisa, “Avaliação Postural, Lesão e Dor em Atletas de Voleibol” foram apresentadas pelos acadêmicos Khettlen Krindges, Deyse Kelly Gôlo de Jesus e Ana Freire Macedo Ribeiro, coordenados pelos professores Lindomar Mineiro e Genivaldo Alves da Silva.

A pesquisa “Cenário da Educação Escolar Indígena no Município de Juína” foi abordada pelo professor Genivaldo Alves da Silva, já o “Nível de Atividade Física de Escolares do Terceiro Ano do Ensino Médio do Município de Juína” foi apresentada pelos acadêmicos Douglas Henrique Alves de Souza, Carina Menegat Munaretto e Hiago Ferreira Dias, sob a direção do professor Genivaldo Alves da Silva.

A 6ª pesquisa sobre “Sobrepeso e Obesidade, Fatores de Risco a Hipertensão Arterial em Crianças e Adolescentes” foi tema para os alunos Douglas Henrique Alves de Souza, Carina Menegat Munaretto e Hiago Ferreira Dias, coordenados pelo professor Genivaldo Alves da Silva.

A última pesquisa foi uma apresentação oral, “Atendimentos Fisioterapêuticos Ambulatoriais entre os anos de 2010 a 2015, no Município de Juína-MT”, por Nilcineia Zocche e Ana Freire Macedo Ribeiro.

De acordo com o professor Lindomar Mineiro, “foi uma experiência maravilhosa ver os acadêmicos pela primeira vez defendendo as pesquisas fora da faculdade, e notadamente, tanto o conhecimento da área pesquisada como proficiência na linguagem científica estão muito além do esperado. Vê-se ainda que os mesmos já estão aptos a defesas em congressos de nível Nacional e Internacional”, frisou.