Data: Quinta-feira, 18/08/2016 16:47

Aluna da AJES participará do Programa Estágio-Visita de Curta Duração em Brasília/DF

Uma acadêmica do VI Termo do Curso de Direito da Faculdade AJES foi selecionada e participará, durante uma semana, do Programa “Estágio-Visita de Curta Duração” em Brasília/DF proporcionado pela Câmara dos Deputados em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Iramaia Floripes Almici iniciará o processo já na próxima segunda-feira (22). “Embarcarei para Brasília para participar do Estágio Visita e estou muito feliz com a oportunidade” contou Iramaia, que nunca esteve na capital federal antes.

De acordo com ela, a finalidade do projeto é propiciar que universitários de todo o país acompanhem de perto o funcionamento da Câmara dos Deputados, das suas Comissões Técnicas e do Plenário, o processo de elaboração de leis, enfim, o dia-a-dia da atividade parlamentar.

“A intenção é que os selecionados tenham acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Câmara e a forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania”, ressaltou.

Entre os temas abordados estará em destaque a Reforma Política e Sistemas Eleitorais. “Esse tipo de programa é significativo, pois aproxima a atividade parlamentar da sociedade, principalmente dos universitários, efetivos multiplicadores da consciência política e da constituição de cidadania”, comentou.

Saiba Mais

O Programa “Estágio-Visita de Curta Duração” vem sendo oferecido pela Câmara dos Deputados desde o final de 2003. Ele é administrado pela Segunda-Secretaria e pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR). São os deputados que indicam os acadêmicos e somente dois, por semestre, podem integrar o Programa, que é formado por turmas de, no máximo, 70 alunos. A previsão é atender novas turmas a cada 30 dias, com exceção dos meses de recesso parlamentar e início de sessão legislativa.

As turmas do mês de setembro já estão formadas. O próximo período de inscrições será aberto para o mês de outubro onde as mesmas devem ser preenchidas de 12 a 16 de setembro pelo link.

O estudante interessado deverá entrar em contato com o gabinete de um dos Deputados Federais que representam Mato Grosso e solicitar sua indicação. Confirmada a indicação, deverá enviar por e-mail ao gabinete as seguintes informações e documentos digitalizados: Informações do estudante: nome completo, CPF, RG e órgão emissor, e-mail, telefone residencial e celular com DDD, endereço residencial, cidade e UF, CEP, nome do pai e nome da mãe, instituição de ensino, curso, semestre que está cursando, se possui alguma necessidade especial e se possui alguma restrição médica; Cópia de identidade e CPF; Comprovação de matrícula na Instituição de Ensino (correspondente ao semestre do estágio); Auto declaração de saúde preenchida e assinada.

Recebida a documentação do estudante, o gabinete parlamentar procederá à inscrição online por meio de sistema próprio de inscrição no Portal da intranet da Câmara dos Deputados, durante o período previsto no calendário.

Confirmada a inscrição, o gabinete deverá imprimir o formulário preenchido, colher a assinatura do Deputado e entregar este formulário e os demais documentos enviados pelo estudante (cópia da identidade e CPF do aluno, comprovante de matrícula na instituição de ensino, correspondente ao semestre do estágio, e declaração médica atestando as informações de saúde), no prazo máximo de 3 (três) dias úteis a contar da data da inscrição, na Coordenação de Recrutamento e Seleção do Cefor, sala 35, no horário das 9h às 12h e das 14h às 18h. A não entrega dos documentos implicará a perda da inscrição.