Data: Segunda-feira, 12/09/2016 15:32

Minicurso sobre postura corporal foi ministrado a alunos de Fisioterapia, Educação Física e Enfermagem da AJES

Alunos dos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Enfermagem da Faculdade AJES participaram do minicurso de Postura Corporal, ministrado pela professora Ana Ribeiro. Foram realizadas aulas teóricas expositivas onde os acadêmicos puderam dialogar sobre os temas abordados. No laboratório de Fisioterapia da AJES ocorreram as aulas práticas de avaliação postural e ainda foram realizadas duas avaliações teóricas sobre o conteúdo ministrado.

Com a realização do minicurso de Postura Corporal os acadêmicos aprenderam sobre a postura ideal, os principais desvios posturais, as características posturais ao longo da vida e passaram a ter conhecimento suficiente para realizar uma avaliação postural tanto quantitativa como qualitativa com eficiência.

“No âmbito da Fisioterapia, a avaliação da postura corporal constitui etapa de suma importância no diagnóstico de disfunções relacionadas ao sistema osteomioarticular. O conhecimento da avaliação postural e dos temas a ela pertinentes tornaram os alunos preparados para o estabelecimento de planos de tratamento fisioterapêutico e também para a pesquisa científica”, comentou a professora Ana Ribeiro.

Para a acadêmica de fisioterapia, Melissa Rezer, o minicurso foi excelente. “O minicurso sobre Postura Corporal foi excelente para que possamos aprender melhor sobre o assunto, sendo, portanto, um tema que abrange a área da saúde, principalmente a Fisioterapia, mas que não se restringe apenas a este curso, tanto que foi estendido para outros cursos como Enfermagem e Educação Física. Este minicurso nos deu outra ideia, outra vertente sobre a postura em si, e o que ela significa em seu sentido geral. O conteúdo ministrado acrescentou ainda mais ao nosso curso (de maneira individual, mas ao mesmo tempo coletivo por não se prender apenas aos alunos da Fisioterapia) e ao nosso conhecimento como alunos e pessoas, ou seja, eu gostei muito do minicurso ministrado”, confirmou.

“O Curso de Avaliação Postural, ministrado pela professora Ana Ribeiro teve grande importância para nós acadêmicos, pois com ele pudemos acrescentar mais aos nossos conhecimentos acadêmicos e enriquecer ainda mais nosso currículo. No curso de Fisioterapia, tal questão sempre foi abordada em outras matérias, porém sem muita ênfase e com este minicurso conseguimos adquirir vastos conhecimentos sobre o assunto, fazendo com que nos tornemos mais aptos, no futuro, para avaliar nossos pacientes” frisou o acadêmico de fisioterapia, Anderson Cristian.

O minicurso superou as expectativas de Juliana Girelli, acadêmica de Fisioterapia. “A avaliação postural é de suma importância para um fisioterapeuta, é o nosso primeiro contato com o paciente, mesmo que seja contato visual já se pode ter uma ideia das causas que levaram o paciente a procurar ajuda. Depois de aprender como analisar a postura, é inevitável que eu não me pegue observando as pessoas tentando identificar as incoerências dos hábitos posturais. Estou satisfeita com o resultado dos minicursos que a AJES nos oferece, é sempre uma soma de aprendizado”.

Do curso de Fisioterapia participaram os alunos: Anderson Cristian de Souza; Deyse Kelly Gôlo de Jesus; Fabiana Bezerra Tomasini; Juliana Girelli; Khettlen Krindges; Melissa Souza Rezer; Tatiany Fátima Hidalgo; Do curso de Educação Física: Douglas Henrique Alves de Souza; e do Curso de Enfermagem: Naiara Wappler Silva Santos.