Data: Terça-feira, 11/10/2016 16:36

Comunidade do Bairro Módulo 5 foi beneficiada com os serviços gratuitos do Dia da Responsabilidade Social; FOTOS e VÍDEO!

O Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular nasceu com o objetivo de difundir nacionalmente o trabalho realizado por centenas de Institutos de Ensino Superior Particulares, além de públicas parceiras. No último sábado (08), a Faculdade AJES, unidade de Juína, promoveu um grande evento para a comunidade do bairro Módulo 5.

Diversas ações foram realizadas na Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, que atende em torno de 1.500 crianças e adolescentes da Educação infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

O evento deste ano ocorreu em alusão ao “Dia das Crianças”, que será comemorado nesta quarta-feira (12) e adiantando uma das provas da Super Gincana da AJES 2016, as equipes arrecadaram brinquedos que foram distribuídos através de brincadeiras no palco instalado no refeitório.

O diretor geral da instituição, Clódis Menegaz, comandou as brincadeiras com as crianças, entre elas, a gincana musical, onde cada pequenino cantava uma música e os que se destacaram na música e poesia ganhava brinquedos. Acadêmicos também realizaram apresentações musicais e se desdobraram para garantir um dia especial para as crianças com a distribuição de cachorro quente, suco e algodão doce.

Em todas as salas, acadêmicos e professores colocavam na prática o que vinha sendo abordado na academia durante os semestres, e isso resultou em inúmeros serviços voltados a comunidade, ao bem estar de cada morador.

O Curso de Enfermagem, por exemplo, realizou através de seus acadêmicos e professores aferição de pressão arterial e atenção farmacêutica aos pacientes diabéticos e hipertensos. Junto com Psicologia promoveram uma oficina sobre sexualidade – saúde reprodutiva. Já o Curso de Farmácia promoveu uma oficina de orientação e cuidado no uso racional de medicamento e uma oficina de boas práticas no preparo de remédios caseiros.

A comunidade aprovou a iniciativa. Elisângela Santos levou seus filhos e aproveitou para receber o atendimento dos futuros profissionais da saúde. “Meus filhos estudam aqui e gostei muito do projeto, aproveitei até para verificar minha pressão, graças a Deus está tudo bem”, contou.

Outro serviço oferecido no dia da responsabilidade social foi o de corte de cabelo, que teve uma participação fundamental da TV Record de Juína que correu atrás dos profissionais, e eles estavam realizados em poder participar. O Sr José Aparecido foi uma das pessoas atendidas. “Vim passear e aproveitei para cortar meu cabelo de graça”, disse.

Leandro foi um dos voluntários. “Foi muito bom participar do evento, dedicar um pouco do meu tempo em prol à comunidade”. Toni Carlos tem um salão na Avenida Mato Grosso e também colaborou. “Deixei minhas atividades e resolvi ajudar a comunidade que está aprovando a iniciativa”, comentou.

Um dos pontos altos foi realizado pelo Curso de Direito da AJES aonde os acadêmicos apresentaram um teatro sobre violência doméstica, e o teatro foi bem encenado, simulando do jeito que acontece na realidade. Eles promoveram também a “Oficina Direito do Trabalhador”, “Oficina Direito de Família e suas implicações na esfera penal” e a presença do Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ – com Consulta Jurídica.

O Curso de Fisioterapia também teve trabalhos importantes que foram apresentados à comunidade. Na ocasião foram abordados os temas: Orientação Postural para Escolares, Trabalhadores e a Terceira idade. Já o curso de Psicologia fez a divulgação da Clínica e o Teatro da Espontaneidade.

E não faltou brincadeira, na quadra poliesportiva os acadêmicos do Curso de Educação Física promoveram atividades esportivas e gincanas. Já os Cursos de Licenciaturas em Pedagogia, Letras, Matemática, Geografia abordarão sobre Jardim Medicinal (curso de Farmácia), Plantio de mudas, Horta, além de atividades recreativas.

Outra atividade importante foi desenvolvida pelos Cursos de Administração e Ciências Contábeis, que realizaram a limpeza da Trilha Ecológica de Juína, no bosque municipal ao lado do Ginásio de Esportes. Acadêmicos e professores percorreram a trilha recolhendo lixo, registrando a necessidade da manutenção das placas de sinalização. O Curso de Geografia contribuiu com a recuperação de nascentes de água e limpeza do local. Também foi ministrada uma palestra sobre Educação Ambiental. A preservação do meio ambiente foi o foco das ações.

A Diretora de Ensino e Coordenadora do Curso de Direito, Alcione Adame, comentou a alegria em proporcionar as atividades para aquela comunidade. “Estamos muito felizes em realizar nossas oficinas hoje aqui na escola, todos os cursos, desde as licenciaturas aos bacharelados estão participando”.

De acordo com o diretor geral da AJES, Clódis Menegaz, o evento ocorreu simultaneamente em todas as Instituições de Ensino Superior (IES), credenciadas à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

“O evento tem mais de 10 anos e todos os anos as entidades fazem esse trabalho junto a comunidade e mais uma vez estamos promovendo o Dia da Responsabilidade Social, um trabalho social importante, humanista e um momento de formação do acadêmico, todos interagindo com a comunidade local, o acadêmico irá ver o mundo diferente, pois este é o momento de transformar pessoas”, destacou.