Data: Quinta-feira, 27/10/2016 16:44

Trabalho do coordenador do Curso de Enfermagem da AJES de Guarantã do Norte conquistou o 1º lugar no 19º CBCENF

Fonte: Assessoria AJES com informações do Cofen

O trabalho apresentado pelo Professor Coordenador do Curso de Enfermagem da Faculdade AJES, unidade de Guarantã do Norte, Diógenes Alexandre da Costa Lopes, no 19º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), conquistou o primeiro lugar no evento e R$ R$ 5.000,00 (cinco mil reais) de premiação.

O 19º CBCENF foi realizado de 18 a 21 de outubro, em Cuiabá/MT e premiou os melhores trabalhos apresentados, sendo o maior evento científico anual da área de Saúde na América Latina. O evento reuniu 3.300 congressistas entre profissionais, pesquisadores, gestores e estudantes de Enfermagem.

No Eixo temático 1 – Inovação, Tecnologia e Cuidado, o professor Diógenes apresentou o trabalho com o tema: "Impacto do exercício de respiração guiada na pressão arterial de idosos hipertensos institucionalizados".

A programação científica contou com 3 palestras magnas, 10 cursos pre-Congresso, 12 mesa-redondas, lançamento de 12 livros e 12 relatos de experiências exitosas. Os dados apresentados pelo coordenador científico do CBCENF, Leocarlos Cartaxo revelaram o amplo alcance do evento, realizado pela primeira vez na região Centro-Oeste.

Para o presidente do Cofen, Manoel Neri, o evento contou com um número equilibrado de profissionais e acadêmicos participando de uma forma interativa, em clima de união e confraternização. "Esse congresso, realizado pela primeira vez na região centro-oeste, quebrou todos os paradigmas existentes. Definitivamente a busca constante pelo conhecimento e à luz da ciência, une e reforça ideais", afirmou.

Os trabalhos inscritos disputaram o tema central: Inovação e tecnologia em Enfermagem; avanços para a profissão. Foram 3 vencedores e cada trabalho recebeu o valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) como premiação. São eles:

Eixo temático 1 – Inovação, Tecnologia e Cuidado

Trabalho premiado: Impacto do exercício de respiração guiada na pressão arterial de idosos hipertensos institucionalizados.

Autores: Josiane Lina Gusmão e Diógenes Alexandre da Costa Lopes

Relator: Diógenes Alexandre da Costa Lopes

Instituição/Estado: Universidade de Guarulhos/SP

Eixo temático 2 – Trabalho, Legislação e Ética

Trabalho premiado: Avaliação normativa do pré-natal: interfaces com direito à saúde

Autores: Rosangela Nunes Almeida, Francidalma Soares Sousa carvalho Filha, Mariana de Melo Alvim França, Jaiane de Melo Vilanova e Hilma Costa e Silva

Relatora: Rosangela Nunes Almeida

Instituição/Estado: Secretaria Municipal de Saúde de Codó/MA

Eixo temático 3 – Educação, Gestão e Politica

Trabalho premiado: interação medicamentosa em pacientes de um hospital público de Mato Grosso

Autores: Simone Barbosa de Sousa, Weverton Castro Coelho Silva, Eleomar Vilela de Moraes, Olegário Rosa de Toledo e Flávia Lúcia David.

Relator: Weverton Castro Coelho Silva

Instituição/Estado: Universidade Federal do Mato Grosso – Barra das Garças/MT