Data: Terça-feira, 29/11/2016 15:56

Acadêmicos participam de Grupo de Elaboração e Execução de Projeto de Pesquisa (GEEPP)

Diversas ações relacionadas ao Grupo de Elaboração e Execução de Projeto de Pesquisa (GEEPP) foram desenvolvidas neste semestre com o envolvimento de alunos dos Cursos de Fisioterapia e Educação Física.

Deyse Kelly Gôlo de Jesus, Fabiana Bezerra Tomasini, Khettlen Krindges e Nilcineia Zocche do IV Termo de Fisioterapia e Carina Menegat Munaretto do VI Termo de Educação Física participaram das ações, que tiveram como objetivo proporcionar o aprendizado na execução de um projeto de pesquisa capacitando as discentes a colocar em prática os trâmites necessários ao andamento de uma pesquisa científica.

Segundo a professora Ana Ribeiro, coordenadora do projeto, as discentes Deyse e Khettlen desenvolveram um projeto sobre a prevalência de lombalgia em gestantes atendidas na rede pública de saúde do município cuja submissão ao comitê de ética em pesquisas com seres humanos já foi realizada.

As alunas Fabiana e Nilcineia estão na fase final de elaboração de um projeto sobre avaliação postural de escolares do município. Já Carina elaborou uma pesquisa de revisão sistemática sobre o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em escolares praticantes de aulas de educação física.

Para Deyse Gôlo, do IV termo de Fisioterapia, a participação no GEEPP foi uma grande oportunidade. “Pude, com a determinação da professora Ana, enriquecer meus conhecimentos acerca de pesquisas. Os resultados refletem-se desde uma simples apresentação de seminário em sala, até na segurança de levarmos nossos projetos para fora da unidade de ensino. Agradeço por toda dedicação depositada neste projeto e o recomendo a todos acadêmicos", destacou.

Já Carina Menegat, do VI termo de Educação Física, vê o projeto como sendo de grande valia para conhecimentos metodológicos e científicos. “Por meio dele aprendemos o passo a passo da elaboração de trabalhos científicos e no decorrer do projeto executamos nossos próprios trabalhos sob orientação da professora Ana. O resultado final é gratificante, pois iniciamos as atividades sem ao menos saber fazer um resumo para publicação e, ao término do projeto, saímos capazes de realizar trabalhos a nível de publicação. Tudo isto graças à excelente professora Ana Ribeiro que está à frente deste projeto incrível, nos passando todo o seu conhecimento possível!", concluiu.