Data: Quinta-feira, 06/09/2012 00:00

Acadêmicos de Pedagogia assumem Departamento de Jornalismo da Instituição

Fonte: Sandra Figueiredo

Os acadêmicos de Licenciaturas em Pedagogia I e II Termo assumiram na última Sexta – Feira (31/08) o Departamento Jornalístico da Faculdade AJES. O objetivo é levar à comunidade informações do meio acadêmico.

A ideia partiu de conversas entre um grupo deacadêmicos, que levaram a proposta ao Diretor Geral da Instituição,onde o mesmo deu sinal positivo para a iniciativa do grupo. A equipe coordenada pela professora Ma. Leidiani da Silva Reis é composta por cinco acadêmicos de Pedagogia do I e II Termo. A atual equipe não descarta a possibilidade de futuramente inserirem novos acadêmicos na grade de informadores.

Redação: Rubens Silva

AJES Proporciona Nivelamento para Acadêmicos
Acadêmicos de vários cursos poderão participar do nivelamento de Matemática e Língua Portuguesa oferecido pela Faculdade AJES. No primeiro semestre os acadêmicos da instituição tiveram nivelamento em Língua Portuguesa, que darão continuidade neste semestre, com ênfase na Produção e Interpretação textual, coordenado pela professora Ma. Leidiani da Silva Reis. Além disso, tiveram nivelamento em matemática coordenado pela professora Dra. Camila Boeri, que também continuará neste semestre. Os alunos que participarem receberão AC (Atividade Extra Curricular). Os nivelamentos estão previstos para serem realizados nas Terças e aos sábados.

Os interessados devem procurar a Doutora Camila Boeriou a Ma. Leidiani da Silva Reis, responsáveis pelos nivelamentos oferecidos aos acadêmicos da Instituição.

Redação: Rubens Silva
3ª Semana de Psicologia

Com o tema “A importância da Interdisciplinaridade para o Desenvolvimento Psicossocial do Indivíduo” a III Semana da Psicologia da AJES nos dias 29 a 31 de agosto, contou com a participação de profissionais da saúde, psicologia e educação.
 Teve como proposta a reflexão sobre a relevância da equipe interprofissional na busca do desenvolvimento psicossocial saudável do indivíduo no contexto familiar, escolar, laboral, lazer, esporte e entre outros.

Damos destaque a presença dos alunos da escola Dr. Artur, aos acadêmicos de psicologia e em especial aos acadêmicos de Pedagogia do I e II termo, que com indagações referentes ao tema proposto, abrilhantaram o evento pondo como reflexão a leitura infantil frente às novas tecnologias. O que fazer para atrair a criança ao mundo da leitura? E qual a importância da leitura para o desenvolvimento cognitivo da criança?
Parabéns aos organizadores do evento. E aos psicólogos que no dia 27 de agosto comemoram o seu dia e também os 50 anos de Psicologia no Brasil.

Patrícia Itaibele Gomes

Acadêmicos assumem licenciaturas
“Todo bom começo tem um bom professor”No dia 16 de agosto, os acadêmicos das Licenciaturas de Letras e Pedagogia levam um susto, com a presença do diretor Clodis Antonio Menegaz e do coordenador de Curso Professor Dr. Cláudio Silveira Maia, trazendo uma problemática da qual deveríamos decidir: Desistir do curso de Licenciaturas e migrar para um outro curso ou Unir as duas turmas e manter viva a esperança de ser professor.

Na balança foram colocados inúmeros sonhos, objetivos, dificuldades, condições financeiras. Depois de longos debates a maioria decidiu... A diferença começa por nós, futuros professores, uma nova geração que ira lutar para mudar a educação do país, nossas ações serão na base, diariamente. Infelizmente a turma de Letras 2012 foi fechada, mas todos agora estão em Pedagogia e no final de 4 anos e meio, serão formados em Pedagogia e Letras e farão a diferença onde estiverem.

Patrícia Itaibele Gomes

BOLSISTAS CAPS REALIZAM 1º ENCONTRO

No dia quatro de agosto , nas dependências da instituição AJES- instituto Superior  de Educação do Vale do Juruena foi realizado o primeiro encontro   PIBID – CAPES – AJES, com a presença e  apresentação dos coordenadores dos projetos , coordenadores institucionais,  professores supervisores  e  bolsistas do  programa institucional de bolsa de iniciação á docência- PIBID, dos cursos de licenciaturas (MATEMATICA, GEOGRAFIA, LETRAS E PEDAGOGIA).O encontro teve como propósito alem da apresentação das equipes de professores coordenadores , a exposição  dos projetos de cada curso . Em seguida como dinâmica de interação os bolsistas se reuniram com os professores coordenadores dos projetos, e professores supervisores que estarão junto a eles nas instituições de ensino .

Só complementando que as instituições de ensino em  que os bolsistas da CAPS- PIBID  estarão atuando  em atividades serão : “ESCOLA ESTADUAL ANA NERI”, “ESCOLA ESTADUAL 21 DE ABRIL”, “ESCOLAESTADUAL Pe. EZEQUIEL RAMIM” e “ESCOLA ESTADUAL Dr. ARTUR ANTUNES MACIEL” .
Para finalizar o encontro foi oferecido a todos os presentes um delicioso lanche.