Data: Segunda-feira, 20/03/2017 15:58

Aula Interdisciplinar entre Psicologia Forense, Direito Penal e Direito Civil; VÍDEO/FOTOS!

Alunos dos Cursos de Psicologia e Direito da Faculdade AJES participaram na quarta-feira (15) da primeira aula interdisciplinar de 2017. As aulas interdisciplinares entre Psicologia e Direito vem acontecendo desde 2014 e tiveram início com um projeto para trabalhar o Bullying na escola que, na época, abordou o tema de maneira bastante significativa.

A iniciativa partiu da Professora de Psicologia Forense e atual Coordenadora do Curso de Psicologia, Dra Nádie Christina Ferreira Machado Spence, e do Professor Mestre em Direito Penal, Caio Fernando Gianini Leite, com o apoio da Coordenadora do Curso de Direito, Professora Mestre Alcione Adame, atual Diretora de Ensino.

A experiência resultou na publicação de um artigo sobre o uso pedagógico do WhatsApp, que foi o recurso utilizado para estabelecer a comunicação entre os alunos e docentes dos dois cursos. A proposta além de interdisciplinar integra o ensino (de conteúdos comuns a ambos os cursos, na ocasião - violências), a pesquisa (sobre a prática reflexiva) e a extensão (atividade com a comunidade com vistas à prevenção de violências).

Desde então, as aulas vem acontecendo e a cada edição aumenta o número de alunos que se interessam em assistir. Acreditamos que houve uma participação mais efetiva a partir do segundo semestre de 2016, quando o curso de Psicologia realizou o seu primeiro estágio em Psicologia Forense no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ/AJES), na época sob a Coordenação do Professor Caio Gianini Leite.

A produção científica tem crescido desde então e vários Trabalhos de Conclusão de Curso de Psicologia já abordam temas relacionados à interface entre a Psicologia e o Direito, com temas sobre Transtorno de Personalidade antissocial, Violência Doméstica, Abuso sexual, entre outros. Estes trabalhos sempre contam com a participação de professores de ambos os cursos e se constituem em momentos de debate altamente qualificados, despertando também o interesse de estudantes em assistir.

O interesse dos acadêmicos também se manifesta na participação de um projeto de monitoria voluntária, cuja primeira edição ocorreu em 2016. A interdisciplinaridade também se materializou em um Júri Simulado, quando estagiárias de Psicologia Forense participaram na condição de perito contribuindo com os acadêmicos de Direito na elaboração de suas teses de defesa e acusação.

Em busca de avançar, ainda mais, no sentido de integrar os alunos e promover uma compreensão mais abrangente dos conceitos compartilhados pelas duas áreas, em 2017, pela primeira vez, temos uma turma de Psicologia Forense II que está sendo ofertada para alunos de Psicologia (7º termo) e Direito (4º e 5º Termo). Já na primeira atividade em grupo, foi possível observar que debater os mesmos temas sob diferentes perspectivas promove uma aprendizagem mais significativa para os alunos.

“Assim, a aula interdisciplinar, realizada no dia 15 de março de 2017, teve como objetivo não apenas abordar o tema da Inimputabilidade para alunos Psicologia e Direito, mas proporcionar que professores dos dois cursos pudessem esclarecer os conceitos, integrando assim Psicologia Forense, Direito Penal e Direito Civil”, destacou a Professora Dra Nádie Christina Ferreira Machado Spence.

Segundo ela, a experiência tem sido muito proveitosa para todos, ensinando não apenas os conteúdos específicos contidos na ementa, mas também sobre a importância da interdisciplinaridade na busca de respostas para problemas reais que exigem a atuação de diferentes profissionais que compartilhem seus saberes em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

“A Psicologia Forense é uma das áreas da Psicologia que vem crescendo muito e sempre desperta curiosidade e interesse, seja do público leigo, seja entre acadêmicos. A interface entre Direito e Psicologia precisa avançar muito, no meu entendimento, pois muitos ainda acreditam que é possível predizer comportamentos ou que o Psicólogo limita a sua atuação a testagem de pessoas que se envolveram em crimes. As contribuições da Psicologia podem ocorrer em casos de Alienação Parental, Psicose Puerperal, Adoção, Definição de Guarda, com vítimas de violência, entre outros. Como docente da disciplina de Psicologia Forense nos dois cursos e Supervisora do Estágio Supervisionado Específico, acompanho a construção dos conhecimentos dos alunos, que só vem crescendo a partir do momento que buscamos essa parceria com o Direito. Nossos acadêmicos tem a oportunidade de, ainda em formação, trabalhar em equipes multidisciplinares e compartilhar dúvidas, certezas e descobertas rumo a uma formação integral e voltada para os problemas sociais contemporâneos com vistas à promoção da cidadania e valorização dos direitos humanos”, comentou a Dra Spence.

A aula teve a primeira participação do Professor Givago Mendes que esclareceu sob o conceito de capacidade e incapacidade e do Professor Mestre Alberico Cony Cavalcanti, também docente da disciplina de Psicologia Forense. Participaram 98 acadêmicos de vários cursos e ao final alguns pediram para que estas aulas ocorressem com mais frequência.