Data: Segunda-feira, 27/03/2017 15:46

FARMÁCIA: Acadêmicos visitam e conhecem a Farmácia Hospitalar do Hospital Municipal de Juína

Acadêmicos do Curso de Farmácia AJES participaram de uma Visita Técnica à Farmácia Hospitalar do Hospital Municipal de Juína. A visita foi realizada na terça-feira (21), e contou como avaliação para a disciplina de Introdução às Ciências Farmacêuticas.

A Coordenadora do Curso de Farmácia, professora Isanete Bieski, que ministra a disciplina, ressaltou a importância de açõesassemelhadas a essa para os alunos do Curso: "É de suma importância a realização de visitas técnicas para que os alunos conheçam in locu as complexas funções do profissional farmacêutico na sua vivência diária. A disciplina tem como objetivo mostrar as várias especialidades farmacêuticas que, conforme o Conselho Federal de Farmácia, são 131 dentro das 10 grandes linhas de atuaçãoprofissional", disse.

A professora também agradeceu à administração do Hospital Municipal, que entendeu a importância dessa interação com a área acadêmica: "Agradeço também a Direção do Hospital Municipal de Juína e à Farmacêutica Hospitalar Isânia Geraldina Costa Andrade,pela oportunidade em proporcionar a visita técnica à Farmácia Hospitalar, modelo em Mato Grosso, e por ter saído de sua casa em horário de descanso para que, em nosso horário de aula, os alunos pudessem constatar a brilhante atuação do Farmacêutico Hospitalar, que deve sempre ser voltada ao comprometimento e à preocupação com a seleção (padronização), recebimento, armazenamento e a dispensação segura e racional pela dose quase individualizada, preocupada com o controle e com a qualidade dos medicamentos, preservando os preceitos da farmacoeconomia e farmacovigilância. Agradeço a todos que se empenharam e, em especial, à nossa Diretora de Ensino, professora Alcione Adame, e ao Diretor-Geral da AJES, professor Clodis Antonio Menegaz. Agradeço, também, a todos os alunos, que se mostraram interessados e comprometidos com a oportunidade de aprender".

Por sua vez, a Farmacêutica Isânia destacou o momento de aprendizagem que foi propiciado. "Nós que agradecemos pela oportunidade de estarmos apresentando como funciona a Farmácia Hospitalar e colaborando para que os alunos possam conhecer asua necessidade dentro do Hospital, e também como uma profissão importante para o Curso de Farmácia. Ficamos imensamente satisfeitos e estaremos sempre à disposição. Parabéns à Dra. Isanete Bieski, coordenadora, e à direção da AJES", disse ela.

Em conversas, os alunos demonstraram ter ficado encantados com a Farmácia Hospitalar Municipal e com tamanha dedicação da Farmacêutica. "Foi um aprendizado; muito bom conhecermos a importância da Farmácia Hospitalar e do farmacêutico coordenar com tanta dedicação e comprometimento seu estabelecimento de trabalho", relatou o acadêmico Dionatan.

"Foi muito interessante podermos realizar essa visita no horário da aula, pois vimos que mesmo sem verbas, a união faz com que cada coisa se torne especial. O mais importante é a capacidade da coordenadora do Hospital, que faz a diferença" ressaltou o acadêmico Joelson.

"Foi ótimo, bastante informativo. Deu pra entender bem melhor como funciona essa área. Achei que seria bem menos organizado. Fiquei surpresa!", finalizou a acadêmica Cristina.