Data: Terça-feira, 16/05/2017 15:48

Acadêmicos da AJES já podem se candidatar a cargos em órgãos Colegiados da Instituição

Os acadêmicos da AJES já podem se candidatar como representantes dos discentes perante órgãos da Instituição, uma vez que já se encontram abertas, no período de 15 a 29 de maio de 2017, as inscrições para eleição dos representantes dos discentes nos Colegiados dos Cursos de Direito, Educação Física e Farmácia, e no Conselho Pedagógico da Faculdade do Noroeste de Mato Grosso.

Os Regulamentos já estão sendo publicados, e os acadêmicos regularmente matriculados e frequentando as aulas nos Cursos de Direito, Educação Física e Farmácia poderão se informar e apresentar suas candidaturas e divulgá-las entre os demais acadêmicos. Todos eles poderão votar e eleger seus representantes para os Colegiados e Conselho da AJES.

A Comissão Eleitoral é composta pelos professores: Isanete Geraldini Costa Bieski, Fábio Bernardo da Silva, José Natanael Ferreira, Lindomar Mineiro e Nader Thomé Neto, e pelas acadêmicas Camila Barros dos Santos Correia, Camila Nunes Oliveira e Carina Menegat Munaretto.

A professora Isanete Geraldini Costa Bieski, Coordenadora do Curso de Farmácia, incentivou os acadêmicos a se candidatarem e divulgarem suas candidaturas entre todos os demais acadêmicos. Segundo ela, os acadêmicos já estão cientes da importância da eleição e da escolha do representante: "São dois espaços muito importantes para a participação dos acadêmicos, onde estarão representando todos os acadêmicos do Curso, tendo direito de voz e voto em todas as decisões tomadas nas reuniões, além de acompanhar as atividades, promover a integração do Curso no Projeto Pedagógico da Faculdade e com a comunidade, propor melhorias do ensino ministrado no Curso e ainda poderá constar sua participação como horas de atividades complementares em seu histórico e em seu Currículo Lattes, tendo sua participação como representante estudantil em órgão de colegiado. Os acadêmicos também exercitarão suas lideranças, contribuindo com a promoção do intercâmbio interdisciplinar, incentivando e motivando a participação dos demais em pesquisa e projetos de extensão", comentou.

Por sua vez, o professor Lindomar Mineiro, Coordenador do Curso de Educação Física também se manifestou. "A Eleição de Discentes para o Curso de Educação Física é muito importante. Os alunos terão uma visão do sistema que rege toda a Faculdade, seus direitos e deveres. Então, quando colocam seus nomes à disposição, entrando na disputa, eles passarão a ter uma noção do sistema político dentro dos padrões legais e, posteriormente, depois de eleitos, da gestão".

A professora Alcione Adame, Coordenadora do Curso de Direito, e Diretora de Ensino da AJES, falou a respeito da importância da participação dos acadêmicos no Colegiado do Curso de Direito. "Como em toda a eleição é importante que a gente tenha um representante. Para o Colegiado de Direito é bastante importante, nós tínhamos um representante que se formou no final do ano passado, sempre nos ajudou muito com suas sugestões, ele veio para ajudar o Curso dele, inovando em ideias, porque uma coisa é a nossa visão do que achamos ser bom para o Curso, outra coisa é a visão do acadêmico, o que ele pensa para melhorar o Curso, representando todos os acadêmicos. Então, é bastante importante que a gente tenha uma voz que os represente, é interessante, importante e valoroso que tenha alguém que venha a somar, nos ajudar a trabalhar e a continuarmos tendo o segundo ou quem sabe o melhor Curso de Direito do Brasil".

Falando sobre a Eleição do Conselho Pedagógico da Faculdade do Noroeste de Mato Grosso, a professora Alcione Adame ainda comentou: "Estamos, também, com as inscrições abertas para o Conselho Pedagógico e é importante que os acadêmicos tenham voz no Conselho. O interessante é que fosse um representante de cada Curso, porque esses acadêmicos decidem não só em relação aos seus Cursos, mas seus pares. Então, se por acaso tiver recurso de prova onde foi dado uma negativa por um professor, são os pares que vão deferir ou indeferir o recurso apresentado pelo acadêmico inconformado. É importante que os alunos conheçam esse processo, é uma eleição importante, e é necessário que venham somar junto com a gente. Importante ainda é que eles contarão suas atividades no Conselho como horas de atividades complementares, ao final da gestão, pelo período em que eles estiverem como representantes no Conselho", destacou ela.

O professor José Natanael Ferreira, presidente da Comissão Eleitoral, também falou a respeito das eleições: "Trata-se de verdadeira oportunidade para que os acadêmicos da AJES manifestem suas opiniões e elejam seus representantes, suas lideranças, para os Colegiados de Cursos e para o Conselho Pedagógico da instituição. Os eleitos serão a voz e o voto dos acadêmicos da AJES nos respectivos órgãos colegiados. Todos devem tomar conhecimento dos Regulamentos e dos Regimentos dos seus Cursos, para conhecer os direitos, os deveres e as responsabilidades dos eleitos. E não se pode esquecer que diversos líderes políticos originaram-se na liderança estudantil. No entanto, não se deve confundir liderança estudantil com proselitismo ideológico ou político-partidário. O que se busca nessas eleições são representantes dos direitos e dos interesses dos acadêmicos, que venham contribuir com suas competências para melhoria da qualidade do ensino oferecido pela AJES, uma vez que ela não pretende estacionar no tempo e nos louros já colhidos". E concluiu, fazendo um convite para que os acadêmicos se candidatem e divulguem suas candidaturas. E se pôs à disposição para quaisquer esclarecimentos que possam ser necessários.

As inscrições (candidaturas) poderão ser realizadas na Secretaria da Direção de Ensino da AJES, até o dia 29 de Maio.

As eleições serão realizadas no dia 2 de junho de 2017.