Data: Terça-feira, 26/09/2017 17:17

Governador Pedro Taques profere palestra na AJES; FOTOS!

O Governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), visitou a AJES durante a Caravana da Transformação, que se realiza no Município de Juína. Foram duas visitas à instituição: a primeira, no dia 21 de setembro (quinta-feira), ocasião em que participou do lançamento do Núcleo de Qualidade de Vida dos Servidores da Educação; a segunda, na noite de sexta-feira (dia 22), ele palestrou e conversou com os acadêmicos sobre temas diversos.

Formado em Direito aos 23 anos, pela Universidade de Taubaté (São Paulo), assumiu, por concurso público, os cargos de Procurador do Estado de São Paulo (1993) e Procurador da República (1995). Ele possui Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e especialização no combate à lavagem de dinheiro e ao crime organizado pela Universidade de Salermo (Itália). Atuou como Procurador da República por 15 anos quando, então, resolveu se exonerar do cargo para poder se candidato ao Senado pelo Estado de Mato Grosso.

Em sua fala aos acadêmicos da AJES, o Governador abordou assuntos nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia. Na palestra, mostrou conhecimento e domínio de temas dessas diversas áreas do conhecimento.

Acompanhou o Governador Pedro Taques o atual Secretário de Estado da Educação (SEDUC-MT), Marco Marrafon, e ambos “dividiram o microfone no bate-papo” com os acadêmicos.

O professor Marco Marafon é natural de Juara, onde concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Oscar Soares. Posteriormente, cursou Direito na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e concluiu Mestrado e Doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), e pós-doutorado na Universidade de Roma, na Itália. Ele é professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

De forma muito descontraída, ambos incentivaram os acadêmicos a sempre buscarem o conhecimento, a irem mais longe, pois, conforme afirmaram, não existe sucesso sem trabalho e dedicação, muito suor e esforço. “Hoje vivemos em tempos muito complexos onde pudemos colocar alguns assuntos sobre a democracia, o pensamento da pós-verdade das eleições americanas e também algumas dicas de como os estudantes podem se comportar para poder avançar e ter uma razão crítica para entender o mundo contemporâneo”, disse Marco Marrafon em entrevista.

Sobre a palestra, Valdenir Alves da Silva, acadêmico do Curso de Psicologia, destacou o interesse do Governador pela Educação: “Ele se preparou para estar onde está hoje. E demonstrar isso como exemplo nos ajuda a ver que podemos ter sucesso na vida. Não só para mim, mas para os demais acadêmicos serviu de exemplo e impulso”, disse ele.

Para o Diretor-Geral da AJES, Clodis Menegaz, a visita e palestra do Governador ficaram marcadas na história da instituição. “Foi um momento único e importante. Não se falou de política; falou-se de conhecimento. O importante é ter conhecimento, basta analisarmos a sabedoria dos dois, do Governador e do Secretário Marrafon. A habilidade e o conhecimento deles. Realmente foi fantástico, algo improvisado e quem participou ganhou muitas dicas em vários temas interdisciplinares. Tenho certeza de que a professora Marina deve ter ficado felicíssima, porque é o que ela aborda em sala de aula. Conhecimento que move o mundo, então, os alunos e a AJES ganharam um presente com a vinda do Governador e do seu Secretário de Educação”, ressaltou.