Data: Quinta-feira, 19/10/2017 16:28

III Simpósio de Fisioterapia da AJES discutiu a Qualidade de Vida na Terceira Idade

O evento reuniu 79 acadêmicos do I ao VI termo do curso no auditório II da Faculdade AJES. O Simpósio de Fisioterapia chega a sua terceira edição discutindo um tema bastante atual: "o envelhecimento saudável", um momento único de aprendizado para os alunos, que puderam acompanhar na programação a palestra com o profissional fisioterapeuta Douglas Vizzu Nobre.

O seu tema foi: "Fisioterapia em geriatria: envelhecimento saudável". Ele declarou que o assunto é importante em razão do envelhecimento da nossa população e da busca pela qualidade de vida na velhice. "E nesse âmbito a fisioterapia vem somar para isso, trazendo qualidade de vida para esses idosos através dos vários recursos que a fisioterapia contempla".

Ruth Rodrigues dos Santos participa do seu segundo simpósio. Ela fala com entusiasmo do curso. "Os professores sempre se empenham ao máximo para trazer conhecimento pra gente, inovando com profissionais de bastante experiência, como o Douglas que foi um dos nossos professores e que passou muitas informações importantes. Estou bem empolgada com o curso", mencionou.

Robson Teodoro Lopes é aluno do VI termo. Ele acompanha o evento desde o primeiro simpósio e destaca que conforme os anos vão passando o aprendizado se torna mais enriquecedor. "O conhecimento está em alta através de palestras com profissionais que se preocupam em transmitir informações enriquecedoras, sem contar que o simpósio promove a união dos vários termos o que contribuiu para um maior aprendizado resultando no crescimento do curso", destacou.

E é a interação entre as turmas do curso que irá reforçar o conhecimento, como disse a professora Sabrina Peviani Messa. "Eu acredito que o simpósio foi muito importante, um momento de atualização para os alunos, principalmente por serem de diferentes turmas. O amplo conhecimento da fisioterapia, somada a troca de experiências, resultou num momento bastante positivo".

O coordenador do curso de Fisioterapia, professor Marco Taneda, explicou que essa edição foi pensada nas pessoas da terceira idade. "Esse é o nosso terceiro simpósio, o primeiro falamos sobre a atuação do fisioterapeuta nas diversas áreas da sociedade, ano passado abordamos sobre a saúde na infância e na adolescência e nessa terceira edição estamos tratando sobre o envelhecimento saudável", disse.

Dentre os diversos fatores citados por ele para um envelhecimento saudável está o hábito da leitura. "Esse e outros fatores foram abordados através de palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos sobre diversos temas da área da fisioterapia e acreditamos que nossos alunos tiraram bastante proveito", completou.