Data: Segunda-feira, 06/11/2017 15:22

Alunas de Fisioterapia participaram de Projeto de Extensão alertando as Mulheres sobre a Prevenção e o Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama

As alunas do IV termo do Curso de Fisioterapia da AJES participaram de um importante Projeto de Extensão na Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, no bairro Módulo 5, com o objetivo de alertar as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Na programação palestras sobre os sinais e sintomas; prevenção; autoexame e fatores de risco do câncer de mama aos estudantes da escola. Esse tipo de palestra é importante porque quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama apresenta 95% de possibilidade de cura.

"O diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer, sendo conhecida algumas vezes como down-staging. Nessa estratégia, destaca-se a importância da educação da mulher para o reconhecimento dos sinais e sintomas do câncer de mama, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde" – relata a professora do curso de Fisioterapia Ana Ribeiro, coordenadora do projeto.

Uma das alunas que integrou o projeto foi
Dayane de Oliveira Nogueira Guimarães. Ela comentou como foi a participação: "Participar de um projeto como este nos motiva e nos enriquece de experiência. É importante que as mulheres se conheçam e saibam como identificar o início de um possível câncer, aumentando a chance de cura e recuperação total. Nós, como futuras profissionais da saúde, temos que saber e repassar essas informações para que cheguem ao maior número de mulheres. Participar de projetos de conscientização torna-se cada vez mais necessário para nossa vida acadêmica, colocando-nos em prática e em contato direto, para que possamos vivenciar e praticar nossa oratória e postura em frente às pessoas que futuramente poderão ser nossas pacientes", declarou.